Bombeiro Civil / Brigadista

A presença efetiva dos nossos agentes de segurança protegendo pessoas, espaços públicos e privados, é responsabilidade de um polo específico, com pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas dentro de uma organização, empresa ou estabelecimento para realizar atendimento em situações de emergência. Eles se certificam de que tudo está funcionando em perfeita ordem, trabalham com a prevenção de incêndio e acidentes e, em caso de emergências, entram em ação para apagar o fogo e salvar vidas.

Existem também algumas tarefas que somente Bombeiros Civis podem executar, pois seu treinamento é mais específico e completo, além de requerer reciclagem periódica. Além da vistoria, prevenção e combate a incêndio e primeiros socorros – tarefa também exercida pelos brigadistas – os profissionais são habilitados para atuar com salvamentos aquáticos, terrestres, em alturas e espaços confinados, produtos perigosos, prevenção de vazamentos, testes em equipamentos de proteção, entre outros.
São também os Bombeiros Civis que geralmente coordenam as equipes de brigadistas e atribuem suas funções diante de uma emergência. Além disso, normalmente são eles os responsáveis por guiar o Corpo de Bombeiros (quando acionados) dentro das edificações.

  • Identificar como a propagação do fogo, fumaça e gases quentes acontece;
  • Identificar e neutralizar os fatores que contribuem para a evolução de um incêndio;
  • Compreender qual a influência da ventilação sobre o incêndio;
  • Identificar os efeitos da fumaça e como controlá-la;
  • Compreender as características do isolamento térmico, entre outros.
Fechar Menu